PixelStudio desenvolve plataforma de teatro interativo
Com estreia no dia 30 de julho de 2020, “A Gala” é uma experiência virtual de ficção imersiva que alia o teatro à realidade virtual em rede.
A plataforma divide-se em três salas diferentes e permite ao público decidir qual das personagens é que pretende acompanhar, alternando de sala em sala.
Desenvolvida pela PixelStudio e produzida por Luísa Fidalgo, Michel Simeão e Miguel Mateus, esta plataforma surge por força da necessidade de reinventar aquilo que é o mundo da representação. Os autores tiveram a necessidade de encontrar um parceiro tecnológico que conseguisse dar resposta a uma complexa rede de encenação, onde o público pudesse interagir, escolher que personagens pretende acompanhar e dar respostas colocadas pelo Anfitrião, dando desta forma uma nova dimensão ao teatro, que apenas o mundo online permite.
Os autores dão ainda vida a três personagens da própria peça. A este elenco de luxo, juntam-se José Mata, Isabela Valadeiro e Carolina Carvalho, que assumem também três papéis de destaque na trama, e Rita Ruaz que é a anfitriã da sala de representação.
“A Gala” nasce da necessidade de criar algo disruptivo, fora da caixa, e que é um desafio enorme não só para os criadores e protagonistas, mas também para o público em geral.
A pandemia afetou a nossa cultura, transformou a forma de pensar e de agir, e gerou uma necessidade de fazer coisas diferentes e melhores. A vontade de inovar, de abrir a possibilidade de representar online a outras companhias, tornou esta ideia possível, e abriu um caminho enorme a explorar. Para poder fazer parte desta experiência inédita, que tem o custo de 5 euros, só tem de entrar em https://amatriz.pt/ e inserir o código de acesso que consta no bilhete no dia 30 de julho pelas 21h – e acompanhar o percurso de cada personagem, ao seu próprio ritmo!
A 2ª temporada de 4 sessões foi exibida em Novembro e Dezembro de 2020. E a 3ª e última temporada de 4 sessões foi exibida em Janeiro de 2021.